segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Shaná Tová Dilma

O autor desta carta é o Rony Masijah, ele é o presidente do sindicato das confecçoes de São Paulo e da Darling

Prezada Presidente Dilma

Apenas para lembrá-la, que no dia 29 de setembro último foi comemorado o Rosh Hashaná, o ano novo judaico.

A grande maioria dos estadistas mundiais, como o Presidente dos Estados Unidos Barack Obama, transmitiram seus votos de felicidades à população judaica de seus países e por que não do mundo na ocasião, da mesma forma que o fazem para todas as religiões indistintamente. Se a Senhora não sabe, isto faz parte do cargo. Se não de sentimento, ao menos de forma protocolar.

Seu antecessor, ao menos de forma protocolar não se esquecia destas datas. Fica difícil de imaginar o porquê de sua parcialidade no trato do relacionamento entre os povos. Em algumas situações de eloquente envolvimento e em outros de contundente esquecimento.

Lembro-lhe que o Brasil é um País de pluralismo religioso e exemplo de convivência entre os povos. Somos todos Brasileiros, irmãos que apenas exercem religiões diferentes.


Aliás, Senhora Presidente, sua eleição se deu com votos da maioria dos Brasileiros e com certeza praticantes de todas as religiões. Tenho certeza que a Senhora sabe muito bem disto. Então possivelmente, interesses outros, estão fazendo-a tomar uma posição tão parcial em relação a esta questão.

Como diria seu antecessor, “Nunca antes na história deste país, algo similar aconteceu”.

Sugiro que converse com sua assessoria para que fatos similares não se repitam com os outros irmãos brasileiros praticantes de outras religiões, caso contrário, ao desagradar todos, quem votará na senhora nas próximas eleições caso resolva se candidatar?

Como um subsídio, informo que o ano novo muçulmano será em 26 de novembro de 2011, o budista em 23 de janeiro de 2012, católico em 1 de dezembro de 2012 e assim por diante. Com certeza seus assessores serão capazes de completar a lista.

Saudações de um brasileiro de fé judaica.

Ronald Moris Masijah
RG: 3.655.695

Postar um comentário