domingo, 29 de setembro de 2013

14 excelentes motivos para só tomar banho frio




1. Melhora no sistema imunológico

Há incontáveis estudos demonstrando que a exposição ao frio melhora a imunidade (ver Fontes e Mais Informações abaixo).

A imersão em água gelada acelera o metabolismo devido à tremedeira e a ativação do sistema imunológico. 

Participantes de um experimento de 6 semanas em imersões se beneficiaram de um aumento na concentração de plasma e alguns tipos de linfócitos.

Na Suécia, é uma prática comum deixar bebês pequenos tirar cochilos do lado de fora das casas, no frio. Esses bebês não ficam apenas mais resistentes à doenças, mas também dormem melhor.

Na Sibéria, eles vão um passo além e derramam um balde inteiro de água gelada na cabeça das crianças, em um ritual chamado Rodnichok, ou fontes geladas. Eles fazem isso durante todo o ano, de 2 a 6 anos de idade. 95% das crianças que ficam saudáveis nas épocas de gripe, contra 75% que não fazem o ritual.

2. Perda de gordura

O corpo exposto ao frio precisa de mais calor para se aquecer, e, para isso, tem que processar mais energia, queimando assim mais calorias de uma forma eficiente.

3. Melhora na circulação

Exposição à água fria melhora a circulação, pois o contato com o frio força com que o fluxo sanguíneo seja direcionado para seus órgãos vitais, fazendo com que o sangue circule mais eficientemente.

4. Regulagem da temperatura

Banhos frios ajudam a limitar a perda de calor e regulam a temperatura do corpo como um todo.

5. Alívio dos sintomas da depressão

Devido à alta densidade de receptores de frio na pele, um banho gelado envia uma quantidade incrível de impulsos elétricos das terminações nervosas para o cérebro, o que pode resultar em um efeito anti-depressívo. Então se você precisa de um “up”, corra para o banho frio e divirta-se.

6. Cabelo e pele mais saudáveis

Água fria ajuda a “fechar” os poros, o que mantém sua pele saudável sem deixá-la ressecada, como o banho quente faz. Ajuda também a manter seu cabelo brilhante e sua pele macia.

7. Aumento na testosterona

Um estudo feito em 1993 pela “Thrombosis Research Institute”, na inglaterra, mostrou que banhos gelados estão relacionados a altos níveis de testosterona. 

8. Aumento de fertilidade

Com o aumento de testosterona ocorre um aumento na fertilidade. Além disso, banhos quentes reduzem drasticamente a quantidade de esperma produzido no seu organismo.

10. Movimentos linfáticos

O sistema linfático tira o lixo das células para ajudar a combater doenças. É separado da corrente sanguínea, mas funciona de acordo com a contração dos músculos. Banhos gelados fazem o corpo inteiro se contrair, e, isso força o sistema linfático a fazer manutenção completa do  organismo.

11. Melhora na qualidade do sono

Pessoas com insônia são aconselhadas a tomarem banhos frios para “consertar” seu problema. A mudança de temperatura entre um banho gelado com todo aquele choque e o conforto e calor do cobertor ajuda a acalmar e relaxar. 

12. Respiração

Banhos gelados forçam uma respiração mais profunda. Isso ajuda a expandir os pulmôes (assim como exercícios físicos) e a trazer mais oxigênio para dentro.

13. Melhoras na recuperação de inflamações

Banhos gelados são usados há bastante tempo por atletas para ajudar a diminuir inflamações depois de um treinamento. O banho contrai as veias pelo corpo, removendo toxinas do sangue. Após o banho frio, o sistema está renovado, cheio de sangue fresco e rico em nutrientes que ajudam a reparar músculos e tendões.

14. Tolerância à stress

De uma forma geral, exposição a agua fria dá ao corpo uma tolerância maior ao stress. A longo prazo, ajuda a fortalecer   o sistema imunológico.


Fontes :

http://alexm.com.br/2013/09/21/os-beneficios-a-saude-do-banho-frio/
http://impossiblehq.com/cold-shower-health-benefits
http://www.bbc.co.uk/news/magazine-21537988 & http://herkules.oulu.fi/isbn9789514296673/isbn9789514296673.pdf
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17993252

Mais informações sobre os benefícios do banho frio


  1. http://coldshowertherapy.com
  2. http://impossiblehq.com/cold-shower-therapy
  3. http://impossiblehq.com/cold-showers-bungee-jumping-common
  4. http://artofmanliness.com/2010/01/18/the-james-bond-shower-a-shot-of-cold-water-for-health-and-vitality/
  5. http://gettingstronger.org/2010/03/cold-showers/
  6. http://www.marksdailyapple.com/dear-mark-leptin-resets-cold-thermogenesis-and-safe-starches/#axzz2LHolcdPS
  7. http://gettingstronger.org/2012/01/the-iceman/
  8. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8925815
  9. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17993252
  10. Siberian Times

Postar um comentário